Seja bem-vindo
Saúde,09/05/2024

  • A +
  • A -

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Metro1
STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens Análise teve início às 0h desta sexta-feira (19) no plenário virtual, mas será transferida para o físico após pedido de destaque de Moraes

O Supremo Tribunal Federal, STF, retomou nesta sexta-feira (19) o julgamento de uma ação que analisa a possibilidade de bloquear aplicativos de mensagens, tais como WhatsApp e Telegram, através de decisões da Justiça. A análise teve início às 0h no plenário virtual da Corte e está prevista para terminar no dia 26 de abril. Durante a examinação, o ministro Alexandre de Moraes pediu destaque e o julgamento será transferido para o plenário físico. 


A ação foi apresentada em 2016 pelo partido Cidadania. A sigla questionou uma decisão da Justiça de Sergipe, que suspendeu o Whatsapp em todo o território nacional, por 72 horas. Segundo a legenda, a determinação feriu a liberdade de expressão, livre concorrência e igualdade, princípios da Constituição Federal.


O relator da matéria, Edson Fachin, considera que nenhuma ordem judicial pode exigir o acesso ao conteúdo de mensagens criptografadas ponta-a-ponta. Segundo ele, a legislação autoriza apenas o acesso de informações que não estou protegidas pelso metadados.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.